24/01/2019 – 1º EDITAL DE OFICIAL SUPERIOR TEMPORÁRIO – MARINHA DO BRASIL – 34 VAGAS PARA MESTRES E DOUTORES

1º EDITAL DE OFICIAL SUPERIOR TEMPORÁRIO – MARINHA DO BRASIL – 34 VAGAS PARA MESTRES E DOUTORES

A Marinha do Brasil abrirá processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV) para Oficial superior temporário nas áreas de Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério.

O posto a ser ocupado será o de Capitão de Corveta (que corresponde ao posto de Major).

O Aviso de Convocação, que é o documento com as regras da seleção, está previsto para a segunda quinzena de fevereiro.

Recentemente, a Lei 13.954/2019 alterou o art. 27 da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar) e permitiu o ingresso de Oficiais Superiores Temporários,

“Art. 27. Os Comandantes das Forças Armadas poderão, em qualquer época do ano, autorizar a aceitação para o serviço militar temporário de voluntários, reservistas ou não.

§ 2º Poderão voluntariar-se para o serviço temporário na qualidade de oficial superior temporário os cidadãos de reconhecida competência técnico-profissional ou notório saber científico, os quais serão nomeados oficiais, nos termos da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), conforme estabelecido em ato do Poder Executivo federal para cada Força Armada, observado o seguinte:

Inicialmente, serão 34 vagas para atuação no Rio de Janeiro, para ambos os sexos, para candidatos com idade entre 18 e menos de 62 anos até o dia 31 de dezembro do ano da incorporação e exigências de título de mestre e/ou doutor, de acordo com a profissão.

Para o Oficial Superior Temporário o limite de ingresso são 62 anos e o de permanência na Força são de 63 anos.

Art. 27, I – a idade máxima para o ingresso dos voluntários para a prestação do serviço militar como oficial superior temporário será de 62 (sessenta e dois) anos e a idade-limite de permanência será de 63 (sessenta e três) anos;

Importante! Um candidato formado com 23 anos, que se dedique a um mestrado, pode ser selecionado para o posto de Capitão de Corveta (correspondente a Major) com 25/26 anos, mais de 10 (dez) anos menos que um Capitão de Corveta de carreira.

O vínculo entre o militar temporário e a Marinha do Brasil será de um ano, podendo chegar a oito anos, sem possibilidades de estabilidade.

Isso porque a regra do tempo de serviço trazida no art 27, § 3º, da Lei de Serviço Militar, com as alterações da Lei 13.954/2019, aplicável aos Oficiais Superiores, é a mesma dos Oficiais Subalternos, a saber: 12 (doze) meses renováveis, ano a ano, não sendo permitido extrapolar 96 (noventa e seis) meses (8 anos).

Art. 27, § 3º O serviço temporário terá o prazo determinado de 12 (doze) meses, prorrogável a critério da Administração Militar, e não poderá ultrapassar 96 (noventa e seis) meses, contínuos ou não, como militar, em qualquer Força Armada.

É preciso diploma de ensino superior e diploma de mestrado ou doutorado na área de interesse da Força.

Art. 27 § 4º Os demais requisitos a serem atendidos pelos voluntários para ingresso no serviço militar temporário são aqueles previstos para o ingresso na carreira militar, observados os seguintes requisitos específicos: (…)

V – possuir diploma de conclusão do ensino superior e ter concluído curso de mestrado ou doutorado na área de sua especialidade e de interesse da Força Armada, para incorporação como oficial superior temporário, permitida aos médicos a substituição da exigência de mestrado ou doutorado por residência ou pós-graduação médica em sua área de atuação; e

Não poderá ter sido considerado isento do serviço militar por licenciamento ou exclusão a bem da disciplina ou por incapacidade física ou mental definitiva.

Art. 27 – VI – não ter sido considerado isento do serviço militar por licenciamento ou exclusão a bem da disciplina ou por incapacidade física ou mental definitiva.

As fases previstas para o processo seletivo são:

– Prova Objetiva (PO) com 50 questões prevista para a segunda quinzena de abril,

– Verificação de Dados Biográficos (VDB) (vida pregressa)

– Verificação Documental (VD)

– Prova de Aula (PA) – somente para o Magistério

– Prova de Títulos (PT)

– Inspeção de Saúde (IS) e

– Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i).

Tão logo haja mais informações repasso a vocês!

LINK SITE DA MARINHA DO BRASIL

https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=noticias/oficial-superior-tempor%C3%A1rio-previstas-34-vagas-para-mestres-e-doutores

Com isso ficamos por aqui.

Mais uma vez! Compartilhe esse conteúdo, inscreva-se no canal, ative as notificações, deixe seu like e –  muito importante – comentem nossos vídeos para que eles cheguem a mais pessoas.

Encaminhem suas dúvidas por e-mail e deixem comentários no Youtube e no Jusbrasil.

http://bit.ly/direitoparatodos

Um grande abraço.

Fiquem com Deus.

Augusto Leitão